Cinco dicas para beber e não engordar (tanto) por causa disso

Letícia Durski By Letícia Durski

Uma das primeiras coisas que o médico corta quando a gente está tentando perder gordura é o álcool. O senso comum diz que o álcool é um vilão da vida saudável. É verdade: cada grama de álcool tem sete calorias e, embora essas calorias não sejam imediatamente armazenadas como gordura, porque o corpo as metaboliza prioritariamente (a ideia é tirar isso do seu corpo o mais rápido possível), isso acaba interrompendo o processo normal de queima de gordura do seu corpo.

É, é triste, mas quando você bebe, todo o resto que você comer provavelmente será armazenado como gordura.

No entanto, vários estudos demonstram que beber de maneira moderada pode fazer bem pra saúde: faz você viver mais, emagrece, fortalece o sistema imunológico e pode combater o câncer.

Levando tudo isso em conta, contamos com a ajuda do LifeHacker, do Lean Gain e do AskMen e preparamos um guia de como minimizar o impacto negativo do álcool na balança pra aqueles dias em que você resolveu que quer beber um pouco.

Lembre-se que beber demais também tem outros efeitos negativos – os estudos aqui em cima só server pra quem bebe moderadamente, ocasionalmente – e não pense que as dicas a seguir vão minimizar isso também. Se vai tomar umas a mais hoje à noite, esses hacks vão te ajudar a ganhar menos peso, mas não impedem os outros efeitos negativos do álcool. Nossa recomendação mais importante ainda é que você beba com moderação.

Dito isso, vamos às dicas.

ANTES:

Vegetais, vegetais, vegetais
No dia em que você for tomar umas as mais, pode exagerar na porção de vegetais e leguminosas verdes junto aos pratões de proteína magra que você for consumir. Brocólis, alface, couve, rúcula… vale qualquer um desses. Isso vai reduzir seu consumo de gorduras e carboidratos no dia em que você pretende beber, mas os legumes vão garantir que você consuma as vitaminas e fibras que seu organismo precisa mesmo assim. Coma o quanto quiser.

No dia em que for beber, coma bastante proteína magra
Não economize quando o assunto for proteína magra – frango, ricota, atum e peito de peru são alguns exemplos. Proteína é o macro nutriente que mais gasta calorias para ser metabolizado, ou seja, comer bastante proteína magra vai acelerar seu metabolismo.

DURANTE:

Cerveja não é a melhor escolha
Se você quer beber mas não quer estragar a reeducação alimentar, deixe a cerveja de lado e vá direto aos drinks mais fortes e menos calóricos. Vinho branco, vodka, rum e gim são bons exemplos – você pode misturar com sucos ou refrigerantes de baixa caloria. Só não esqueça que essas bebidas têm concentração alcoólica bem maior do que cerveja e vão te deixar bêbado mais rápido. Dá uma olhada nesse infográfico sobre as calorias em cada tipo de bebida e escolha a sua (e não se esqueça que, se tomado moderadamente, vinho é muito mais saudável do que cerveja e outros drinks fortes).

DEPOIS:

Garanta a comida da volta
Eu costumo dizer que não há alegria maior do que chegar em casa depois de uma noitada e descobrir que seu roommate ou seus pais jantaram pizza e sobrou uns pedaços. Mas se você comer três pedaços de pizza depois da festa as 3h da manhã, sentimos em lhe dizer, vai tudo direto pra suas reservas de gordura. Portanto, evite parar em qualquer lugar pra comer (a não ser que seja uma salada, mas quem é que come salada quando está bêbado na madrugada?) e deixe uma marmita pronta pra quando você chegar (pode ser igual ao que você comeu no resto daquele dia – vegetais e proteína baixa em gordura). E quando você sentir aquela vontade incontrolável de pegar um táxi até o fast-food 24h mais próximo, tome dois copos bem cheios de água antes de qualquer coisa. Vai ajudar.

No dia seguinte…
Se você é grandinho/a, já conhece a estratégia da água e já intercalou os copos de bebida com os de água a noite toda. É o melhor jeito de evitar a ressaca, afinal. Mas se ela te pegar, acorde e tome um ou dois copos de água com um limão espremido: vai te hidratar mais rápido.

Share This Article