Hospital Geral de Tailândia investe na qualidade da gastronomia hospitalar e melhora ainda mais alimentação de usuários

Letícia Durski By Letícia Durski

A utilização de técnicas de cozinha, porcionamento, corte, métodos de cocção e a utilização correta dos equipamentos de uma cozinha industrial foram o foco do treinamento em “Gastronomia Hospitalar”, oferecido pelo Hospital Geral de Tailândia à equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade hospitalar com o intuito de implementar as melhores técnicas e melhorar ainda mais os alimentos servidos aos usuários, acompanhantes e colaboradores da instituição.

A ação de educação em saúde foi ministrada pelo supervisor de Produção e chef de cozinha, Carlos Torres, que proporcionou à equipe participante acesso aos vários ensinamentos do preparo de alimentos, permitindo a elaboração de pratos com maior qualidade e economia.

A supervisora de Nutrição e produção do SND, Joice Albuquerque, explica que o principal objetivo da capacitação é aprimorar a equipe, por meio das técnicas profissionais da gastronomia e utilizar essas técnicas nas refeições diárias dos usuários e colaboradores da unidade hospitalar.

“Quando um paciente está internado, ele precisa de cuidados e atenção. O alimento é o primeiro passo para que ele se recupere completamente. Se o usuário recebe um alimento preparado e apresentado com carinho e dedicação, ela vai querer se alimentar. E isso vale também para os nossos colaboradores que almoçam e jantam aqui todos os dias”, finalizou a profissional.

Carlos Torres ressaltou que o trabalho junto à equipe de cozinha do HGT focou ainda nos processos de planejamento para melhor utilização dos produtos que estão disponíveis na cozinha hospitalar do HGT. Para a equipe, que diariamente prepara os alimentos, o treinamento é uma forma de aumentar a satisfação daqueles que utilizam o serviço.

A usuária Dilma da Silva, 57, parabeniza a iniciativa realizada pela gestão e o atendimento que está recebendo durante sua internação. “Não tenho o que reclamar da alimentação servida aos usuários do HGT. Seja no almoço, café da manhã ou jantar, a comida vem sempre com muita qualidade, de acordo com a necessidade de cada paciente. As copeiras são sempre muito gentis e simpáticas, nos tratando com muito carinho e atenção”, comentou a dona de casa.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Share This Article