E o café? Estudo mostra que bebidas quentes estão relacionadas ao câncer

Letícia Durski By Letícia Durski

Cada vez mais, os hábitos saudáveis têm sido apontados como fatores importantes para a manutenção de uma vida equilibrada e a prevenção de muitos problemas de saúde. Muitas práticas do nosso cotidiano podem estar associadas a doenças que nem passam pela nossa cabeça. O consumo de bebidas quentes é uma delas.

De acordo com Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), consumir líquidos acima de 65 graus é classificado como “provavelmente carcinogênico para humanos”, explica a nutricionista do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Luciana Maya.

O maior risco é o desenvolvimento da doença no esôfago. Essa parte do corpo funciona como uma espécie de tubo que liga a garganta ao estômago. A exposição constante da mucosa do esôfago a altas temperaturas provoca lesões e danos às células pela ação da alta temperatura. Por outro lado, o consumo da mesma bebida em temperaturas mais baixas não apresenta risco para o desenvolvimento de câncer.

De acordo com dados no INCA, no Brasil o câncer nessa região é o sexto mais frequente entre os homens e o décimo quinto entre as mulheres, exceto o câncer de pele não melanoma. No mundo, ele é o oitavo mais frequente e ocorre duas vezes mais em homens.

Então, tenho que parar de tomar café e chá?
Não! Café e chá não oferecem os mesmos riscos. A nutricionista explica que, segundo as evidências científicas, o aumento de risco para desenvolver câncer de esôfago é observado para o consumo de chimarrão, por exemplo.

A bebida é preparada em uma cuia e consumida em temperatura extremamente quente através de um canudo de metal, chamado de bomba de chimarrão. Esta bomba leva a bebida diretamente à parte posterior da língua e orofaringe, que é a parte da garganta logo atrás da boca. Em seguida, a pessoa engole o líquido, o que conduz a bebida em altas temperaturas diretamente ao esôfago.

Luciana explica ainda que o consumo de outras bebidas quentes como café e chá, geralmente, é feito por meio de xícara ou copo, sem utilização de canudo/bomba. Assim, ao entrar em contato com os lábios, línguas e boca, o líquido é arrefecido e não causa danos ao esôfago.

O que eu devo fazer?
Ninguém deve deixar de tomar chimarrão, mas há prevenções possíveis. Levando em consideração que o consumo de chimarrão faz parte de uma expressão cultural, o consumo dele pode e deve ser continuado.

Para diminuir a temperatura e consumi-lo de maneira segura, basta desligar o fogo quando iniciar a formação de bolhas no fundo da panela ou chaleira e esperar cinco minutos antes de colocá-la na garrafa térmica ou consumir a bebida. Assim a temperatura ficará abaixo dos 60ºC e não haverá riscos.

Share This Article