Os tempos mudaram radicalmente, com isso vem a necessidade de ensinar as crianças de hoje em dia a lidarem melhor com o dinheiro. O empresário Márcio Alaor de Araujo preparou algumas dicas fáceis para te ajudar a abordar esse tema com as crianças de maneira didática e prática. Confira:
Comece dando exemplos
As crianças se baseiam muito nas atitudes dos pais e dos cuidadores. Crianças que crescem vendo os pais fazendo compras desenfreadas e se afundando em dívidas, certamente não estão tendo um bom exemplo. A educação financeira atualmente vem ganhando espaço inclusive nas escolas. Procure saber mais sobre isso.
Não se pode ter tudo
As crianças precisam saber que não é possível ter tudo o que desejam e principalmente, de maneira rápida, explica Márcio Alaor de Araujo. Ensine a criança a desenvolver habilidades como paciência e disciplina. Desse modo, ela saberá traçar objetivos e estratégias para atingi-los, isso irá se aplicar na vida financeira quando forem maiores.
Converse sobre dinheiro
Muitas famílias têm o péssimo hábito de só conversar com as crianças sobre dinheiro, quando ele é um problema. Explique como lidar com o dinheiro e faça com que a criança desenvolva interesse no assunto. A mesada pode ser uma ótima opção para sair da teoria e fazê-los aplicar esses ensinamentos na prática.
Fale sobre investimentos
As gerações mais antigas cresceram sabendo da existência apenas da caderneta de poupança como meio de investimento. Márcio Alaor de Araujo explica que atualmente existem diversas opções mais rentáveis e que se adequam às necessidades das pessoas. Ensine sobre essas opções para as crianças um pouco maiores.
Qualidade de vida é o mais importante
As crianças precisam saber desde cedo que o dinheiro não vai trazer felicidade, mas o modo como você lida com ele pode te proporcionar uma vida feliz e a realização dos seus sonhos. Márcio Alaor de Araujo explica que a vida de muitas pessoas seria diferente se tivessem aprendido isso na infância. Aposte na educação financeira pois ela tem muito valor na vida das crianças e adolescentes.