O Jiu Jitsu é uma arte marcial milenar japonesa que foi trazida para o Brasil e sofreu algumas mudanças, tornando reconhecido e aclamado dentro e fora do país, por isso, Weber Micael da Silva, maratonista aficionado por esportes, fala os benefícios do Jiu Jitsu para as crianças a convite de nossa redação. Confira o artigo e saiba mais:
O Jiu Jitsu é uma arte marcial democrática, segundo o esportista Weber Micael da Silva, pois não é necessário o uso da força e sim a técnica. Desse modo, o esporte pode trazer benefícios para praticantes de qualquer idade. Contudo, focalizando nos benefícios do esporte para os pequenos, Weber Micael da Silva separou os principais benefícios:
– Melhorar a concentração
– Desenvolvimento do raciocínio
– Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória
– Aperfeiçoamento do reflexo
– Melhora a autoestima fortalecendo a autoconfiança
– Desenvolve o espírito resiliente
– Fortalece o espírito de equipe
– Respeito ao próximo
– Ajuda a regular o sono
– Promove o senso de disciplina e hierarquia
– Respeito aos professores
– Contribui para a saúde mental e raciocínio
– Valores de amizade e companheirismo
– Combate o sedentarismo
– Aumento da coordenação motora e agilidade
Dessa maneira, Weber Micael da Silva aponta as vantagens do Jiu Jitsu para as crianças, uma vez que há o desenvolvimento da coordenação motora, melhora no equilíbrio e raciocínio, além de ser uma atividade que promove a defesa pessoal a longo prazo, uma vez que os golpes e técnicas do Jiu Jitsu são baseados no controle do próprio corpo.
Além disso, para as crianças, ter o convívio social, aprender a ganhar e a perder, além de respeitar o professor, o companheiro próximo e o tatame, desenvolve aspectos importantes, como honra, moralidade e hombridade, segundo Weber Micael da Silva. Dessa maneira, as vantagens são inúmeras para quem pratica esse esporte.