O Opala, além de ser um carro com tradição no Brasil, ainda fez parte de grandes momentos políticos e econômicos. O empresário Marcio Alario Esteves trouxe informações interessantes sobre a história desse veículo e sobre tudo que ele representa para muitos brasileiros.
O veículo teve sua primeira produção em solo brasileiro, no ano de 1969 pela General Motors. O Opala já foi carro das grandes elites, da polícia militar e demorou para se tornar um carro popular. O carro é tão querido no Brasil, que existe um grupo chamado “Opaleiros” a fim de prestigiar o automóvel.
O nome do carro não foi uma escolha das mais fáceis, aponta Marcio Alario Esteves. Entre milhares de sugestões e apenas seis opções finais, nascia o Opala, nome com origem em uma pedra preciosa. A General Motors até foi acusada de copiar o nome do Impala, um modelo de veículo norte-americano.
O Opala possuía uma característica muito positiva que era a facilidade para a reposição de peças, por esse motivo foi a escolha preferida dos taxistas e ficou muito popular nesse meio de trabalho. O motor era um dos melhores da época, além de ser muito econômico.
O Opala é um carro com muito estilo, um design antigo e super potente, afirma Marcio Alario Esteves. Ele possui um potencial altíssimo para ser considerado um carro vintage. Já se tornou item de alguns colecionadores de carros e objeto de desejo de muitos jovens que não o acompanharam no auge.
A potência do carro é tanta, que mesmo ele sendo criado no fim da década de 1960, ainda hoje é utilizado em competições de corrida e motor em todo o Brasil, comenta Marcio Alario Esteves. Mesmo não sendo mais produzido para o comércio, sempre será um símbolo da tradição automotiva no Brasil.