Uma das tarefas mais importantes na hora de liderar uma equipe é, certamente, saber geri-la corretamente. No entanto, para Marco Antonio Carbonari, grande empresário e fã de boas práticas organizacionais, apesar de parecer uma tarefa simples, a gestão de equipe envolve mais técnica, boa vontade e paciência do que se imagina. Afinal, seu objetivo é, acima de tudo, levar vantagens à empresa.
Isso porque, uma boa gestão de equipes é capaz até mesmo de elevar os resultados de uma empresa, uma vez que se terá profissionais mais engajados e produtivos. Desse modo, se você quer saber mais sobre esse tema, este artigo é para você! Aqui, o empresário Marco Antonio Carbonari explica tudo o que sua larga experiência como gestor e líder lhe ensinou. Confira!
Entenda o que é Gestão de Equipe
Em primeiro lugar, o renomado Marco Antonio Carbonari explica que a gestão de equipes nada mais é que um conjunto de atividades e práticas capazes de integrar, orientar e conduzir uma equipe, com o objetivo de desenvolver projetos e executar tarefas cotidianas do modo mais assertivo e eficaz possível.
Dessa forma, o papel do líder é essencial para que isso aconteça, afinal, ele é o responsável por designar as tarefas diárias, assim como oferecer suporte aos colaboradores da equipe, mas, tudo isso, de acordo com o empresário Marco Antonio Carbonari, de maneira estratégica, é claro.
Como gerir bem uma equipe?
Sendo assim, Marco Antonio Carbonari explica que priorizar uma comunicação aberta com os membros de uma equipe é essencial para que se tenha respeito e para que se saiba os interesses coletivos e individuais de cada um. Isso ajudará na horaa de estabelecer estratégias personalizadas para engajar um a um de maneira individual.
Além disso, ferramentas e metodologias práticas, fazem toda a diferença, já que auxiliam quando o assunto é dividir um projeto em várias etapas. Gerenciar expectativas e delegar as tarefas certas para as pessoas certas também é outra forma de ser um bom gestor, já que estamos falando de evitar frustrações para ambos os lados. Em suma, tudo isso integrado com o feedback e reconhecimento dos próprios erros, para Marco Antonio Carbonari, fazem não somente um bom líder como uma boa equipe.